Sempre me preocupei em dividir com minhas colegas profissionais da educação, as experiências obtidas durante meu trabalho em sala de aula. Hoje, estou postando um material
produzido através das minhas experiências em sala, dos debates que participei, palestras que ouvi, enfim, tudo o que executei obtendo resultado positivo. Registrei tudo isso numa espécie de "apostila" que chamei de "PRÁTICAS DE LEITURA (e produção de texto)" pra facilitar o trabalho do professor em sala de aula.
Cada dia vou postar um pedacinho deste material que, acredito, nunca será acabado. Com a certeza de que a cada dia, conhecerei algo novo que muito poderá acrescentar a este trabalho. Espero que seja útil.
PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA
O principal objetivo é estimular o aluno para que a leitura se torne uma atividade extremamente agradável. O processo auxilia o professor na difícil tarefa de não só alfabetizar, mas desenvolver o senso crítico e a capacidade de interpretação desses alunos.
As sugestões de atividades a seguir têm a finalidade de colaborar com o trabalho já realizado pelo professor em sala de aula.
Para isso é necessário que haja uma disponibilidade por parte deste profissional em fazer a associação das etapas que poderão ser trabalhadas de forma conjunta ou independente.
Palavras dormem no dicionário...
Apresentar o dicionário com criatividade facilita o relacionamento da criança com este objeto.
EX: Palavras dormem no dicionário... O dicionário é um livro mágico onde as palavras dormem. Vamos acordar algumas palavrinhas? (Deixe livre a escolha das palavras pelas crianças, é muito provável que ela escolha uma palavra que consiga ler). Cada um registra numa folha a(s) palavrinha(s) acordada(s). O passo seguinte é escolher uma palavrinha acordada para enviar a um amigo e, dependendo do grau de desenvolvimento da criança, escrever uma frase ou até mesmo uma carta usando a palavra escolhida. Nos casos em que a criança não escreve, estimule-a a dizer algo para um(a) amigo(a) utilizando a palavra escolhida.
O professor PODE e DEVE fazer para a criança o registro do seu depoimento.
Ao ler as frases e textos escritos pelas crianças, não se deve grifar o erro como se ele merecesse mais atenção que seu acerto. O momento da leitura deve ser um momento prazeroso, de alegria, não de medo.
Þ
Esta atividade estimula o manuseio do dicionário, permite que o aluno se familiarize com o mesmo e facilita consultas posteriores. Permite o desenvolvimento do senso crítico, aproxima a criança dos demais colegas de classe, desenvolve o vocabulário, dá liberdade de escolha sobre o tema que a criança deseja escrever, etc.