Cada dia vou postar um pedacinho deste material que, acredito, nunca será acabado. Com a certeza de que a cada dia, conhecerei algo novo que muito poderá acrescentar a este trabalho. Espero que seja útil.
O principal objetivo é estimular o aluno para que a leitura se torne uma atividade extremamente agradável. O processo auxilia o professor na difícil tarefa de não só alfabetizar, mas desenvolver o senso crítico e a capacidade de interpretação desses alunos.
As sugestões de atividades a seguir têm a finalidade de colaborar com o trabalho já realizado pelo professor em sala de aula.
Para isso é necessário que haja uma disponibilidade por parte deste profissional em fazer a associação das etapas que poderão ser trabalhadas de forma conjunta ou independente.

Apresentar o dicionário com criatividade facilita o relacionamento da criança com este objeto.
EX: Palavras dormem no dicionário... O dicionário é um livro mágico onde as palavras dormem. Vamos acordar algumas palavrinhas? (Deixe livre a escolha das palavras pelas crianças, é muito provável que ela escolha uma palavra que consiga ler). Cada um registra numa folha a(s) palavrinha(s) acordada(s). O passo seguinte é escolher uma palavrinha acordada para enviar a um amigo e, dependendo do grau de desenvolvimento da criança, escrever uma frase ou até mesmo uma carta usando a palavra escolhida. Nos casos em que a criança não escreve, estimule-a a dizer algo para um(a) amigo(a) utilizando a palavra escolhida.
O professor PODE e DEVE fazer para a criança o registro do seu depoimento.
Ao ler as frases e textos escritos pelas crianças, não se deve grifar o erro como se ele merecesse mais atenção que seu acerto. O momento da leitura deve ser um momento prazeroso, de alegria, não de medo.
Þ
Esta atividade estimula o manuseio do dicionário, permite que o aluno se familiarize com o mesmo e facilita consultas posteriores. Permite o desenvolvimento do senso crítico, aproxima a criança dos demais colegas de classe, desenvolve o vocabulário, dá liberdade de escolha sobre o tema que a criança deseja escrever, etc.

Aí amiguinha, caprichou, heim?!! Um beijo, Neia
ResponderExcluir