segunda-feira, 20 de junho de 2011

continuando as sugestões de práticas de leitura...


Caixinha de poesia:

         Desenvolver trabalhos de leitura e interpretação a partir de poesias, releituras. Ilustrações, etc. As crianças poderão iniciar uma produção de poesias e acomodá-las numa caixinha forrada denominada “Caixinha de poesia”. Ao final do ano (ou bimestre) estas poesias poderão dar origem ao livro de poesias da turma.

Þ    Esta atividade desenvolve o vocabulário, mexe com o imaginário da criança, incentiva a produção de texto (gênero poesia), estimula a memória associativa e a capacidade de interpretar e traduzir o texto em forma de ilustração e, beneficia a auto-estima quando propõe a criação do livro de poesia para exposição.


 Cantinho da leitura:



O cantinho da leitura deverá ser construído aos poucos, conforme os títulos forem sendo apresentados aos alunos. Ninguém se interessa por uma literatura que não conhece. O professor deverá escolher um pequeno trecho do livro para ler e dizer à criança do que trata a história que nele está sendo contada, então, ele informa que está levando o livro pro cantinho da leitura e que este, estará disponível para uso. É imprescindível que o professor conheça bem os títulos que serão trabalhados e colocados no cantinho da leitura.

Þ    Esta atividade proporciona autonomia para escolha da leitura que a criança deseja fazer, estimula a curiosidade sobre o conteúdo dos títulos apresentados, desenvolve o vocabulário, enriquece a escrita, etc



      IMPORTANTE:
               - Dê oportunidade de escolha pro seu aluno e jamais tire dele o livro que escolheu.
               - A entonação na hora de contar a história é de fundamental importância para reter a atenção do seu aluno. Professor que se mostra entusiasmado com a história contagia quem o está ouvindo.
               - O professor deverá adequar as práticas de leitura ao grau de dificuldade de seus alunos.
               - O professor deve se mostrar um leitor, não podemos pregar algo em que não acreditamos. Se ler é bom, no momento reservado aos seus alunos para leitura, não faça qualquer outra coisa a não ser uma leitura. Aproveite também esse tempo pra você. Você é uma referência para eles.

                      







Um comentário: